Mineiração

Desde sua fundação, a Cavassin prima por realizar o processo de extração mineral com responsabilidade social e ambiental.

Respeito ao meio ambiente

  • Certificações e autorizações de órgãos fiscalizadores (IAP – Instituto Ambiental do Paraná).
  • Respeito aos rios e nascentes e utilização consciente da água.

Respeito ao ser humano:

  • CIPAT (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) em plena atividade.
  • Todos os colaboradores trabalham dentro da lei.
  • Uso obrigatório de equipamentos de segurança e de resguardo da saúde.
  • Exames periódicos de saúde dos colaboradores.
  • Respeito às comunidades próximas.

A atividade de extração mineral

Como atividade industrial, a mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço da sociedade moderna.

A economia brasileira sempre teve uma relação estreita com a extração mineral. O Brasil transformou a mineração em um dos setores básicos da economia nacional e atualmente responde por três a cinco por cento do Produto Interno Bruto.

Importante na obtenção de matérias-primas, é utilizada por indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, fertilizantes, petroquímica e responsável pela interiorização da indústria inclusive em regiões de fronteiras.

Vale lembrar que a atividade mineradora é ainda responsável pela criação de 500.000 empregos conforme pesquisa datada do ano de 2000, ou seja, um saldo na balança comercial de US$ 7,7 bilhões de dólares.

Processo de extração mineral

O processo de extração mineral abrange algumas etapas:

1. Lavra

A primeira etapa de mineração é a extração, que pode ser executada por escavadeiras ou tratores que raspam as rochas ou até mesmo explosivos, dependendo do posicionamento do minério na superfície.

2. Transporte parte 1

É a etapa em que o minério no seu formato bruto é levado até a usina, por onde passará por processos e tratamentos (usinagem) que o deixará em formato final para venda.

3. Britagem

Processo de quebra e diminuição dos grandes blocos minerais extraídos das pedreiras, que posteriormente permitirão tratamento de usinagem para separação da matéria útil e da matéria estéril.

4. Separação

Após a britagem, um processo de peneiras selecionará as pedras que serão encaminhas à próxima etapa ou se refugadas, devolvidas à fase anterior. O peneiramento, como é chamado, é feito com o auxílio de jatos de água que ajudam a escoar os restos de detritos não interessantes que se encontram junto ao minério, como por exemplo, terra.

5. Reciclagem de água

Toda a água usada para limpar o minério é recolhida no fim do processo num reservatório sub-solo. A areia e a lama, mais pesadas, se acumulam no fundo do reservatório e a água, livre das impurezas, é bombeada para uma barragem, que reabastece todo o processo. Assim, 70 a 80% da água usada é reciclada.

6. Estéril

Após separar a matéria útil da matéria estéril, esta é armazenada em áreas específicas com os devidos cuidados evitando possíveis impactos ambientais, e então negociadas e aplicadas a outros segmentos que possam utilizar tal matéria-prima

7. Empilhadeira

Depois de limpo, peneirado e separado, o minério segue para as empilhadeiras, e como o nome sugere, uma máquina acomoda o minério já pronto em pilhas para execução da venda.

8. Transporte parte 2

Após negociados, de acordo com o local destino do material vendido, este pode ser transportado até seu comprador por caminhões, trens ou navios.